domingo, 28 de junho de 2009

Aspectos culturais e sociais


A Suécia é um nórdico com o maior número de habitantes. O país é separado da Noruega, a oeste por uma montanhas e partilhas com a Finlândia o Golfo de Bótnia, no extremo norte do Mar Báltico. A população cueca conta, pelo menos com 1700 nativos samis (ou lapões), uma comunidade cujo rendimento deriva essencialmente da criação de renas.
Na Suécia a língua mais falada é o sueco, mais no país também são faladas outras línguas como o sami, findandesa, iíndiche,romani e o meankieli.
A religião principal é o Cristianismo,sendo este dividido em 86,1% igreja sueca,1,9% católicos e 1% petencostes e outras religiões. A Suécia é uma monarquia constitucional com um governo palamentar. O poder executivo cabe ao Conselho de Ministros("Regiringe"), que é responsável perante o Parlamento("Rinksdag"), o qual detém o poder legislativo. O Parlamento é constituído por 349 deputados eleitos com base na representação proporcional.
O estado providência sueco tem sido caracterizado tradicionalmente um nível elevado de proteção social,baseada na cobertura univelsal e na solidariedade,por um setor público vasto, uma taxa de desemprego baixa,uma regulamentação do mercado de trabalho baseada em grande medida em acordos coletivos e taxas de crescimento da economia relativamente elevada.

SabeSa


Um comentário:

  1. num fiz um trabalho sobre isso e acabei se ferrando parei na coordenaçao kkkk mas vou fazer de novo !

    ResponderExcluir